Ouvir, acolher e atuar em prol do servidor do Tribunal de Justiça do Estado Pará (TJPA), esse é o papel do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará (SINJEP), que visitou a Comarca de Marituba, localizada na Região Metropolitana de Belém, no último dia 21 de junho.
A visita foi realizada pelos diretores, Marcos Pacheco e Ariosvaldo Barros e além de levar aos servidores todas as ações desenvolvidas pela atual gestão, teve como propósito contar a história do servidor Kelton Silva da Silva, analista judiciário que atualmente ocupa o cargo de Diretor de Secretaria do fórum.
Marcos Pacheco, diretor do SINJEP, explica que as visitas fazem parte da estratégia do sindicato de estar próximo aos servidores e fazer junto a eles uma escuta de qualidade.
"Nós temos um projeto intitulado SINJEP na Estrada, onde vamos até as comarcas para saber como está sendo o dia a dia do colega servidor. Apesar de esse ser um fórum localizado na região metropolitana de Belém, a visita está dentro do que desenvolvemos no SINJEP na Estrada", afirma.
Inicialmente, os diretores dialogaram com servidores do Juizado Especial, onde estão lotados: Helena Dias e Alex Cunha.
Ariosvaldo Barros, diretor do SINJEP, lotado na Comarca de Marituba por três anos, foi recebido com muito carinho pelos servidores. "Eu deixei muitos amigos aqui e conheço a realidade desta comarca. Para mim é muito gratificante retornar como diretor do sindicato e saber que posso ajudar os servidores de outras formas", pontuou.
Na Vara Criminal, onde o servidor Kelton Silva da Silva é analista judiciário, os servidores Antônio Santos (blusa cinza), Roselene Arnaud Garcia (blusa cinza com trevo), Cynthia Cinara Lima Leite (estagiária de direito), Breno Costa e Gilvana dos Santos (blusa verde) dialogam sobre a atuação do SINJEP.
Entre as últimas conquistas estão o reajuste pelo aumento salarial e auxílio alimentação, a melhoria da estrutura e uma luta constante contra o assédio moral.
Kelton Silva da Silva conta que a pandemia trouxe muitos desafios para os servidores. "Estamos de todas as formas tentando cumprir os processos e atender todas as partes com qualidade, desde advogados, Ministério Público, Defensoria Pública, mas, sobretudo, a população".
Na Vara Cível , os servidores Jairson de Jesus (blusa branca), Tânia Pinheiro (blusa florida), Inayê Farias (blusa azul), Aline Reis e Gabrielle Souza.
Por fim, o magistrado titular da Vara Criminal de Marituba, o Juiz de Direito, Dr. Wagner Soares Dias recebeu o sindicato de braços aberto junto aos servidores que atuam no gabinete: Giulia Oliveira, estagiária, Tainá Ferreira, assessora de gabinete e Felipe Ramos.


