Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará

SINJEP manifesta apoio à ocupação da SEDUC pelos povos indígenas

SEDUC pelos povos indígenas
Ocupação da SEDUC pelos povos indígenas.

Desde a última terça-feira, 14 de janeiro, indígenas de diversas etnias e regiões do Pará ocupam de forma pacífica a sede da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), em Belém, para reivindicar a revogação da Lei 10.820/2024, aprovada sem nenhum diálogo com trabalhadoras e trabalhadores da educação pública paraense.
A medida representa um retrocesso educacional, especialmente para as populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas e do campo, ao alterar o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e substituir o modelo de ensino presencial por uma abordagem remota no Sistema de Ensino Multicultural Indígena (SOMEI), desrespeitando as culturas e modos de vida dos povos originários e ignorando a realidade de comunidades que historicamente sofrem com fornecimento irregular ou ausência de energia e internet.
Diante dos ataques contra a educação pública, o Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Judiciário do Pará (SINJEP-PA) vem a público manifestar seu irrestrito apoio à ocupação da SEDUC pelos povos indígenas, bem como à mobilização das professoras e professores da rede estadual de ensino que anunciaram indicativo de greve a partir de 23 de janeiro.
Toda solidariedade à luta dos povos tradicionais e das educadoras e educadores, que é também a luta de todo o povo paraense por um futuro digno e justo. O SINJEP-PA está e estará sempre do lado daquelas e daqueles que lutam por educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos!

SINJEP 36 anos de história, lutas e conquistas!!!

Siga nossas redes sociais

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405 WhatsApp: (91) 99332-1030

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário