A atual direção do SINJEP, em dez meses de gestão, deixou para trás as desavenças políticas-sindicais alimentadas pelas entidades representativas dos(as) servidores(as) do Poder Judiciário do estado do Pará por compreender a necessidade da AÇÃO UNIFICADA em favor dos interesses da categoria.
Essa unidade começou a ser construída ainda no primeiro trimestre de 2021, no enfrentamento ao assédio moral na Comarca de Ourilândia do Norte, quando SINJEP, SINDJU e SINDOJUS somaram esforços em comum em defesa dos(as) servidores(as) assediados(as) e garantiram o afastamento do juiz.
Na sequência, articulamos a Frente do Serviço Público contra a PEC-32 (Reforma Administrativa). Nesse sentido, mobilizamos dois atos na Praça Felipe Patroni, a recepção aos(às) parlamentares paraenses no Aeroporto Internacional de Belém e o ato de 02/10. Todas estas atividades contaram com a efetiva participação de diversos sindicatos, entre eles o SINDJU.
No contexto de ataque sistemático aos nossos direitos nos últimos dois anos, com o congelamento dos salários, do vale alimentação e dos adicionais, a UNIDADE DA CATEGORIA será o único caminho possível para o enfretamento dessa realidade, competindo aos sindicatos cumprir o desejo de unidade que ecoa da base.
Neste sentido, no dia 14/10, a pedido da direção do SINJEP, foi realizada reunião com o SINDJU com a proposta de definir a CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA, onde os sindicatos atuariam em conjunto nas convocações de assembleias, nas mobilizações da capital e do interior, assim como nas negociações com a gestão do TJPA.
Infelizmente a proposta de ação unificada foi inviabilizada diante do posicionamento do SINDJU de se considerar o único e legítimo representante dos(as) servidores(as) do TJPA com fundamento na carta sindical, uma narrativa burocrata-cartorial que divide quem deveria estar unido.
O SINJEP lamenta a postura do SINDJU e de qualquer um que coloque questões burocráticas e/ou pessoais acima dos interesses da categoria e reafirma a necessidade da unidade pela base, pois foi assim que o SINJEP escreveu nossa história de vitórias nos últimos 32 anos, organizando greves memoráveis que nos renderam o direito ao Regime Jurídico (Lei nº. 5.810/94), Plano de Saúde, Vale-Refeição, Plano de Cargos e Salários, manutenção da jornada de 6h dentre tantos outros.
Assim, CONVOCAMOS todos(as) os(as) servidores(as) para ASSEMBLÉIA GERAL que será realizada no dia 10/11 às 14:00h no Hall do 2º andar do Fórum Cível de Belém e por meio da plataforma Microsoft Teams, para DELIBERAR a pauta da CAMPANHA SALARIAL 2020/2022.