Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará

ARQUIVO SINJEP: Estudantes ocupam TJE pela meia passagem (1992)

Em Belém, os estudantes secundaristas e universitários, dia 15 de outubro deste ano (1992), ocuparam o prédio do Palácio da Justiça, para reivindicar junto ao Presidente do TJE, Des. Nelson Amorim, o retorno da meia passagem com apresentação da carteirinha, suspensa por determinação da liminar concedida pelo Desembargador Calixtrato Matos, ao representante do Sindicato das Empresas de Transportes.

Estudantes em assembleia na escadaria da sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (Atual Fórum Cível) - Foto: Arquivo SINJEP

A mobilização dos estudantes surpreendeu a guarda judiciária, que tentou impedir a entrada dos estudantes nas escadarias do terceiro para o quarto andar, onde funciona a Presidência e demais gabinetes dos desembargadores. Após o barulhaço dos estudantes, que gritavam palavras de ordem, contra o governo e a justiça, o Presidente Nelson Amorim recebeu os representantes que negociaram a discussão do pleito para uma seção plenária dia 21 de outubro do corrente.

Por outro lado, os manifestantes, tiraram um calendário de atividades com passeatas pelo centro da cidade para divulgar o movimento.

Os representantes dos estudantes tiraram um calendário de atividades com manifestações pelo centro da cidade, para divulgar o movimento.

Os representantes dos estudantes avaliaram, na assembleia realizada no mesmo dia, nas escadarias do Palácio da Justiça, após a chegada da comissão que foi recebida pelo Presidente, que o movimento pelo retorno da carteirinha, estava apenas começando, "enquanto os estudantes não derrubarem a liminar do Des. Calixtrato, as manifestações públicas continuariam".

SINJEP se solidariza com o movimento da meia passagem estudantil! - Foto: Arquivo SINJEP

Entretanto, na véspera da seção plenária, dia 20 de outubro, o Desembargador estava participando de um Congresso, na cidade do Rio de Janeiro, com diárias de 10 e 15 milhões de cruzeiros. Retornando a Belém, foi forçado a revogar a liminar que beneficiava tão somente os empresários dos transportes.

A coragem e a garra dos estudantes que ocuparam o quarto andar do Palácio da Justiça, para exigir o retorno da meia passagem com apresentação da carteirinha, deixou uma lição de luta para os funcionários que ainda não se conscientizaram de que só com a luta unificada de toda a categoria é que conseguiremos o atendimento de nossas reivindicações.

Arte ilustrando a materia na FOLHA DO SINJEP de 1992

Essa matéria foi originalmente documentada na edição de novembro de 1992 da "Folha do SINJEP", que trouxe uma cobertura detalhada dos acontecimentos e das reivindicações dos estudantes.

SINJEP 34 anos de história, lutas e conquistas!!!

Siga nossas redes sociais

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405 WhatsApp: (91) 99332-1030

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário