Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará

SINJEP destaca campanha ‘Janeiro Branco’ para a saúde mental

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar atenção para a importância da saúde mental e incentivar as pessoas a tomar medidas para cuidar de si mesmas, tanto física quanto mentalmente. Além disso, a campanha busca promover a reflexão sobre o passado e o planejamento do futuro, para que as pessoas possam alcançar seus objetivos e viver de forma mais saudável e equilibrada. A temática também foi explorada na última edição da revista do sindicato SINJEPHOJE, lançada em dezembro de 2022.

A escolha do mês foi influenciada pelo significado simbólico de recomeço, de início. O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação. Passadas as festas de final de ano, em que as pessoas são impelidas a repensar suas vidas, a fazer o tradicional balanço de suas ações, a chegada do mês de janeiro traz implícita a mensagem de que é importante planejar muito bem os 12 meses do ano que se inicia.

A direção do SINJEP apoia a iniciativa por acreditar na importância do investimento em Bem-Estar, no intuito de garantir a saúde mental necessária para o equilíbrio necessário para viver nas complexas sociedades atuais, além de conseguir estar bem nos ambientes laborais. Mesmo se tratando de algo simbólico, muitas pessoas consideram a divisão do tempo em anos uma criação sábia da humanidade, que permite uma pausa entre o fim e o início dos ciclos anuais, para recarregar as energias, avaliar o passado e planejar o futuro. Janeiro, portanto, é retratado como uma página em branco, onde pode ser reescrita uma nova história pessoal de cada um. Pensando nisso, psicólogos de Uberlândia (MG) criaram o Janeiro Branco, para incentivar a mudança e a renovação que pode levar à felicidade pessoal ou coletiva.

Por sua própria simbologia, o branco também simboliza o início: a cor branca permite a criação de diversas outras cores.

“Entendo que o objetivo principal do Janeiro Branco é chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida humana, um tema já explorado na última edição, lançada em dezembro de 2022, da SINJEPHOJE, revista do sindicato que preparamos com muito carinho para os servidores”, explicou Marcos Araújo, diretor jurídico.

Quando se fala em saúde mental, ainda se faz relação com a ausência de doenças, como depressão, ansiedade, bipolaridade etc. A Organização Mundial da Saúde (OMS) entretanto, conceitua saúde como o estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades. Em relatório, a OMS conceitua: “(...)saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva(...)”.

A proposta que a campanha “Janeiro Branco” apresenta é a possibilidade de mudança que proporciona um elemento indispensável à saúde mental: rever periodicamente as atitudes, recarregando energias para poder concluir e reiniciar os ciclos da vida de forma renovada.

SINJEP 34 anos de história, lutas e conquistas!!!

Siga nossas redes sociais

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405 WhatsApp: (91) 99332-1030

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário