Começou com uma exposição do Agente de Segurança Marcelo Sarraf acerca dos preâmbulos que cercam a questão da transformação do cargo de agente de segurança em Agente de Polícia Judicial. Contextualizando as resoluções do CNJ que amparam o pedido, as transformações que aconteceram no cargo ao longo do tempo, as atribuições da atual investidura, o quantitativo, a localidade do atual efetivo de agentes de segurança e os desafios e arcabouço jurídico que temos que percorrer para Implementação da Polícia Judicial.
Em seguida foi passada a palavra ao Chefe dos Agentes de Segurança da Capital, Sr. Leonel Magalhães que falou a respeito da necessidade da Administração cumprir a Resolução 344/2020 do CNJ, dos requerimentos nesse sentido e das dificuldades encontradas para dar seguimento. Na oportunidade, agradeceu o apoio do SINJEP.

Tomou a palavra a Sra. Iná, Presidenta do SINJEP, que colocou a disposição o sindicato e assegurou como causa prioritária a questão da transformação do cargo de agentes de segurança para Agente de Polícia Judicial. Ressaltou que o sindicato é feito por pessoas e que deve sempre haver uma troca mútua, onde todos se fortalecem. O Diretor Jurídico do SINJEP, Sr. Marcos Pacheco se pronunciou agradecendo a presença de todos, a iniciativa do agente de segurança Marcelo Sarraf e reforçando que o SINJEP está à disposição da causa dos agentes de segurança.
A reunião seguiu. Houve intervenção de vários colegas, com falas significativas e lúcidas.
1) Foi deliberado que aguardaremos a resposta administrativa do processo que está tramitando.
2) O SINJEP marcará uma reunião com a presidência do TJ para tratarmos a questão.
3) Com a finalidade de padronização de ação e melhor eficiência na comunicação foi constituída uma comissão representativa para tratar a questão da transformação do cargo, composta por Marcelo Sarraf, José Clébio, Augusto Vieira e Marcos Antônio Cruz, de Irituia.
A reunião se estendeu por quase 2 horas e meia e foi acompanhada por 28 agentes de forma presencial e on line.