A diretoria sindical, com o suporte dos funcionários do SINJEP, esteve presente a manifestação promovida pelas entidades que representam os servidores públicos no Pará, no último dia 28 de Outubro. A data, tradicionalmente é uma homenagem aos trabalhadores, transformou-se em mais uma ação política de fortes protestos contra a aprovação do projeto de Reforma Administrativa, proposto pelo governo Bolsonaro, em todo o país.
A concentração teve início às 9h, na praça em frente a Estação das Docas, conhecida popularmente como “escadinha” de onde saiu a grande passeata, em direção a Praça da República, tradicional ponto de eventos políticos em Belém.
Durante o trajeto, acompanhado por um grupamento da Polícia Militar, a população recebia as informações necessárias sobre todas as perdas, para o conjunto da sociedade,caso o congresso nacional aprove a mudança.
"A sociedade precisa ser alertada e informada sobre a destruição do Estado e a perda de todos os serviços públicos que ele garante as pessoas, especialmente as mais vulneráveis. É esse um dos pontos principais. Nossa defesa não se restringe ao servidor, ela atinge toda a sociedade, que irá ser fatalmente prejudicada pela PEC 32!", criticou Marcos Pacheco, diretor jurídico do Sinjep.
O evento cumpriu com seu principal objetivo: informar a opinião pública sobre todos os efeitos danosos, em mais um ataque do governo Bolsonaro aos trabalhadores do serviço público brasileiro.
Durante o trajeto na Av. Pres. Vargas até a Praça da República, os manifestantes puderam expor com maior riqueza de detalhes as informações sobre as consequências de uma possível aprovação da PEC 32.
Participaram também da manifestação representantes de diferentes categorias do funcionalismo público paraense municipal, estadual e federal, fortalecendo ainda mais o ato político, entre eles: SINDIFISCO( Sindicato dos Trabalhadores do Fisco Estadual do Pará) SINTPREVS (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Previdência, Saúde e Assistência Social no Estado do Pará), SINTTEP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará) e SINDSAUDE (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Pará).
PEC do Atraso:
A proposta de Reforma Administrativa PEC 32/20 vem sendo combatida desde sua apresentação pelo governo Bolsonaro, através do titular do Ministério da Economia, Paulo Guedes.
Entre os mais diversos danos identificados estão: A proposta restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado. As mudanças valerão para os novos servidores. O texto estabelece que leis complementares tratarão de temas como política de remuneração, ocupação de cargos de liderança e assessoramento, progressão e promoção funcionais e definição das chamadas carreiras típicas de Estado.
De acordo com informações da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que realizou um mapeamento sobre as intenções de voto, tanto no senado quanto na Câmara de deputados a tendência é a seguinte:
Na Câmara:
Votam a Favor da PEC: 231
Votam Contra: 231
Indecisos:51
No Senado:
Votam a Favor da PEC: 25
Votam Contra : 14
Indecisos: 42
Para a diretoria do SINJEP, é necessário manter o canal de comunicação com os 17 deputados do Pará, mantendo um lobby forte. "Precisamos fortalecer ainda mais a cobrança para que os parlamentares eleitos por nós, votem a favor do serviço público brasileiro e contra a PEC-32!". Filie-se e fortaleça o seu sindicato
Acesse: sinjep-pa.org
Telefones: (91) 3225-4574 / 3224-4405
WhatsApp: (91) 99332-1030
E-mail: sindicato@sinjep-pa.org