Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará

SINJEP na estrada: A Presença no Dia a Dia do Servidor

Diretores do SINJEP percorrem comarcas conhecendo a realidade dos servidores e apresentando os trabalhos desenvolvidos no ano que passou.

Na última semana, os Diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário do Estado do Pará (SINJEP), visitaram 05 (cinco) comarcas com o intuito de observar a realidade dos servidores no interior do Pará, escutar os colegas e apresentar o trabalho desempenhado no ano de 2021.

Na ocasião, os Diretores do SINJEP e colegas dessas Comarcas puderam celebrar a conquista do reajuste obtido em favor dos servidores e servidoras, numa ação com o SINDJU junto à Presidente do TJPA, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, quando foi estabelecido um diálogo respeitoso de cooperação e reconhecimento das dificuldades dos trabalhadores, bem como da necessidade da vacinação contra a Covid-19 e dos equipamentos e medidas de proteção para garantir a segurança de todos. 

De acordo com a Lei nº 9.457 de 27.12.2021, o reajuste foi implementado da seguinte forma: 9,32%  no mês de janeiro/2022 e mais 9,27% em duas parcelas, ou seja, 4,54% no mês de junho/2022 e 4,53% no mês de outubro/2022.

Nas Comarcas visitadas foi tratada a questão da sobrecarga laboral e do assédio, ressaltando os trabalhos da Comissão de enfrentamento ao assédio moral, sexual e discriminação do TJPA que conta com servidores que foram eleitos na maior votação da história das Comissões: Everton Silva (primeiro Grau- Capital), Monique Leite (segundo Grau) e Robson Godói (interior). Nesse contexto, relembraram juntos o caso da Comarca de Ourilândia de Norte e da relevância do afastamento do Juiz para resgatar a saúde e dignidade dos colegas servidores, bem como coibir a prática do assédio. 

A questão do medo de contágio pela Covid-19 e do impacto da pandemia na saúde mental dos trabalhadores foi motivo de preocupação e compreensão da necessidade de ações para garantir a segurança, saúde integral e bem estar dos servidores. Também foi possível observar e reconhecer a contribuição dos funcionários cedidos pelas Prefeituras de cada Comarca para o bom  funcionamento das unidades judiciárias.

Em Tucuruí os Diretores tiveram a alegria de estar com a servidora Maria Amada  Demétrio Rodrigues, que conta com 40 anos de serviço público no TJPA, bem como puderam compartilhar da presença das servidoras Zenilda e Isadora, mãe e filha, filiadas ao SINJEP, entre tantos colegas que celebraram a visitação dos Diretores. Foi um momento de partilha com os colegas e de reconhecimento da luta de 32 anos do SINJEP. 

Por fim os Diretores colheram as demandas e sugestões de cada servidor e servidora das Comarcas a fim de buscar viabilizá-las junto à Administração e Gestão do TJPA, bem como para aprimorar as ações do SINJEP. 

Para o Diretor Jurídico do SINJEP, Marcos Pacheco, o objetivo é ficar cada vez mais próximo dos servidores. "Nosso papel é garantir o pleno exercício dos direitos e defender os servidores(as) de possíveis ofensas e injustiças cometidas em ambiente de trabalho", afirma.

A Presidenta do SINJEP, Iná Mendes, reforçou a necessidade diálogo permanente com a Administração do TJPA e da presença e escuta dos servidores: "O diálogo é o melhor caminho para alcançar soluções que visem atender às necessidades dos servidores. São eles que sustentam o edifício do Judiciário com a força do seu trabalho. Estar presente nas Comarcas, sentar e escutar os servidores, é se reconhecer no outro e cuidar da nossa gente. Por isso fazemos questão de manter as ações do SINJEP na estrada. Claro que seguindo todas as recomendações sanitárias diante desse cenário de pandemia".

Os locais visitados foram o Fórum e Juizado Especial da Comarca de Tucuruí; Fórum da Comarca de Breu Branco; Fórum da Comarca de Goianésia do Pará; Fórum da Comarca de Tailândia; e Fórum da Comarca de Moju.

DIÁLOGO:

Em todas as comarcas, o SINJEP ressaltou a existência de um canal de diálogo para acolher as demandas pessoais ou coletivas, assim como o acompanhamento jurídico em caso de abertura de sindicâncias e/ou processos administrativos disciplinares.

O Diretor jurídico do SINJEP, Marcos Pacheco, pontuou que está em andamento um cronograma de visitas para o mês de março, haja vista o pico da variante ômicron da Covid-19 em nesse mês de fevereiro, que impõe limitações. 

As Comarcas precisam ser visitadas e os servidores escutados e compreendidos e atendidos.

Acompanhe no Instagram do SINJEP as próximas visitas.

SINJEP 32 anos de história, lutas e conquistas!

Filie-se:

Site: sinjep-pa.org

Instagram: sinjep_pa

Facebook: https://www.facebook.com/898179170248782/

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405

WhatsApp: (91) 99332-1030

SINJEP 36 anos de história, lutas e conquistas!!!

Siga nossas redes sociais

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405 WhatsApp: (91) 99332-1030

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário