
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário do Pará (SINJEP) marcou presença nas celebrações do Dia do Trabalhador e da Trabalhador.
A data faz alusão ao movimento que teve inicio no ano de 1886, quando cerca de 340 mil trabalhadores fizeram uma greve geral em Chicago, reinvindicando inicialmente redução da jornada de trabalho.
No Brasil, a data está relacionada ao crescimento e atuação do movimento operário e às lutas sindicais importantes, que garantiram direitos tais como: salário minimo, férias remunerada, 13° salário, licença maternidade, adoção de concurso público dentre outras proteções trabalhistas e sociais.
O evento, que ocorreu na Praça da República, contou com a participação de diversas entidades representativas de classe, incluindo o Sindicato dos Servidores e Servidoras do Ministério Público do Pará (SISEMPPA) e federações como Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras - CUT e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Pará - FETAGRI.
A diretoria do sindicato além da participação no evento comemorativo, reforçou junto a outras entidades de classe a importância dessa data como um momento de renovação das forças e reafirmação dos ideais em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
Marcos Pacheco, diretor Jurídico do SINJEP enalteceu que " Dia 01 de Maio é muito mais do que um feriado nacional, este dia representa uma constante luta pela dignidade laboral. É um lembrete das batalhas do passado e um chamamento à ação para garantir condições justas e humanas para os trabalhadores de hoje. Neste contexto, o SINJEP reafirma seu compromisso com a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário paraense".
O SINJEP, como entidade representativa dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário paraense, tem se destacado ao longo de seus 35 anos de existência por sua atuação incisiva na defesa dos interesses da categoria.