Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – 28 de abril

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Uma cultura nacional de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis, onde governos, empregadores e trabalhadores participam ativamente através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos e onde a maior prioridade seja a prevenção.
De acordo com o Ministério da Economia, entre janeiro e dezembro de 2019, foram autorizados 193.660 auxílios acidentários no país. Este número contempla doenças relacionadas a acidentes físicos sofridos pelos trabalhadores ou mesmo as doenças ocupacionais desenvolvidas pelo exercício diário das atividades profissionais.
Em 2018, o número de acidentes de trabalho, segundo o governo federal, somou 477.415 em todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal. Cerca de 2.022 pessoas morreram durante o expediente. O número de mortes entre 2012 e 2018 chega a 16.455, segundo levantamento do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.
Para a OIT o foco é a resposta a surtos de doenças infecciosas no local de trabalho tendo como base a covid-19. A agência divulgou relatório sobre o combate à pandemia do novo coronavírus.
Em todo o ano passado, a doença foi a terceira maior causa de concessões do antigo auxílio-doença no país. Foram mais de 37 mil. Só no primeiro trimestre deste ano, o número de benefícios já passou de 13 mil, o que tornou a Covid a principal causa dos afastamentos acima de 15 dias.
A OIT lembra que é preciso garantir segurança e saúde no trabalho e ressalta os riscos ocupacionais da área que surgem com a disseminação da covid-19.

SINJEP 34 anos de história, lutas e conquistas!!!

Siga nossas redes sociais

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405 WhatsApp: (91) 99332-1030

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário