Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado do Pará

Câmara Quer a Inclusão de Mulheres com Deficiência nas Ações de Combate à Violência

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência fazem nesta terça-feira (06/12), audiência pública conjunta para debater sobre a inclusão das mulheres com deficiência no enfrentamento à violência. O debate integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, promovida pela Secretaria da Mulher.

De acordo com os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em estudo realizado em 2021, 17 milhões foram vítimas de alguma forma de violência nos últimos 12 meses.

O perfil das vítimas:

- Negra, separada ou divorciada com idade entre 16 a 24 anos

- O agressor era um conhecido em 70% dos casos

- A violência aconteceu dentro da residência da vítima.

 o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cláudio de Castro Panoeiro, deve participar do evento.

O debate foi solicitado pela deputada Tereza Nelma (PSD-AL). Segundo ela, a violência contra a mulher de uma forma geral já é fragilizada na nossa sociedade, e a violência contra a mulher com deficiência é ainda mais. "Essas mulheres não são amparadas pela estrutura de serviços públicos que muitas vezes não dispõe de acessibilidade e até mesmo mobilidade urbana para que elas cheguem ao local para fazer a denúncia. Além disso, a falta de autonomia de uma parcela das mulheres com deficiência e a vulnerabilidade inerente a certas deficiências gera 'violências invisíveis'  e isso aumenta a subnotificação das agressões", argumentou.

SINJEP 34 anos de história, lutas e conquistas!!!

Siga nossas redes sociais

Fones: (91) 3225-4574 / 3224-4405 WhatsApp: (91) 99332-1030

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Deixe um comentário